Gente,
vi este artigo e achei muiiito interessante. Ensina muitas coisas legais.. Segue texto:
Conheça sites que oferecem serviços gratuitos para facilitar sua vida
Aprenda a economizar tinta e a converter arquivos PDF para formato Word.
Confira as dicas e deixe suas próprias sugestões na área de comentários.
A internet é uma fonte inesgotável de serviços interessantes. O melhor é que muitos deles são gratuitos. Gosto de escrever e apresentar estes serviços aqui na coluna, e nas últimas semanas guardei alguns em meus favoritos do Delicious – para quem não conhece é um importante serviço de favoritos on-line.
Vamos ver algumas dicas?
>>>> Converter arquivos PDF para DOC
Ampliar Foto Foto: Reprodução Foto: Reprodução
PDFtoWORD permite converter arquivos PDF em documentos do Word. (Foto: Reprodução )
Muitas pessoas recebem arquivos em PDF e não conseguem editá-los. Claro que um dos motivos do uso da extensão PDF é justamente este, evitar a edição do arquivo.
Mas alguns arquivos estão neste formato por uma questão de portabilidade, para serem abertos por qualquer um, em qualquer tipo de dispositivo, e não estão protegidos para edição. Nestes casos, é possível usar o PDFtoWORD .
Trata-se de um serviço on-line super simples onde você anexa um arquivo PDF, escolhe o tipo de documento que quer gerar – para arquivos com mais elementos visuais e mais complexos, recomendo a extensão .doc, para arquivos de texto simples, pode usar .rtf mesmo – e termina por informar um e-mail valido. O site faz a conversão e envia o arquivo convertido anexado ao um e-mail. Simples assim.
>>>> Imprimindo apenas o necessário
Ampliar Foto Foto: Reprodução Foto: Reprodução
Print What You Like permite a impressão de apenas partes das páginas, evitando gastar tinta e papel. (Foto: Reprodução )
Imprimir informações direto dos sites as vezes é uma tarefa chata e que nos faz gastar muita tinta. Alguns sites, como G1, disponibilizam versões mais leves e limpas de suas páginas, facilitando a impressão – veja aqui um exemplo.
A grande maioria dos sites, no entanto, não tem uma função parecida, e na hora de imprimir, acabamos mandando para a impressora publicidades, menus e uma variedade de coisas que não nos interessam. Solução? Copiar o texto e colar no Word? Pode ser, mas eu prefiro indicar o site Print What You Like, que permite selecionar partes de uma página para impressão.
O uso é relativamente simples. Ao abrir o site, coloque a URL no campo correspondente, e clique em Start. Na tela seguinte, marque as áreas da página que deseja imprimir, elas ficarão marcadas em um retângulo vermelho. Depois de marcar as áreas a serem impressas, clique no botão Isolate e o site irá remover o restante da página, feito isso basta clicar em Print.
Dica: se o site estiver em uma fonte que não seja de boa leitura, ou a letra esteja muito pequena, na parte inferior da ferramenta é possível mudar o tipo de letra e também o tamanho, ajudando na impressão. Outros botões interessantes são o Remove background para imprimir sem o fundo de tela e Remove images para remover as imagens.
>>>> Papéis de parede personalizados
Eu costumo achar fotos legais em sites de imagens ou mesmo fotos tiradas por amigos e disponibilizadas na rede e colocá-las como papel de parede. Mas algumas pessoas gostam de montar composições de fotos, principalmente mamães e papais coruja para passar o dia de trabalho matando saudade dos seus rebentos. Para ajudar estas pessoas existe o Photovisi, que permite criar papeis de parede e montagens para serem usadas em sites como Orkut e outras redes sociais.
Dica: antes de criar a montagem no site, separe todas as fotos que deseja usar em uma única pasta do seu computador.
O uso é simples e funciona por etapas. A primeira é para escolher o template, ou seja, a base onde serão inclusas as fotos para a montagem. Na seqüência vem o passo para envio das imagens. Lembre-se que você deve segurar o botão CTRL para selecionar mais de uma imagem no PC. Todas as imagens selecionadas? Clique em OK, e o site irá transferir os arquivos e distribuir as fotos no template selecionado.
Feito isso clique no botão Click here to continue e salve o arquivo no formato mais adequado a seu monitor.
Você quer fazer estas montagens, mas quer usar fotos e imagens variadas? Quer procurar imagens para trabalhos escolares ou ilustrar textos em seu blog? Então vamos à próxima dica de site:
>>>> Procurando fotos gratuitas pela rede
Ampliar Foto Foto: Reprodução Foto: Reprodução
A ferramenta de bucas Picfindr serve para localizar imagens em diversos repositórios de imagens gratuitas da rede. (Foto: Reprodução )
O site Picfindr é um mecanismo de busca de imagens pelos principais portais de imagens da rede. O design dele é um tanto tosco, mas trata-se de um serviço bastante eficiente. Basta colocar o termo de busca no campo correspondente e pronto, em segundos ele realiza uma pesquisa ampla. Ao clicar nas fotos você vai para o site que a disponibiliza e pode salvá-la em seu PC.
Dica: recomendo sempre que encontrar uma foto interessante verifique no site que a disponibiliza qual é a política de uso da imagem e também busque sempre citar a fonte (endereço da imagem e nome do fotografo) ao usar sua imagem.
>>>> Fontes e mais fontes
O site 1001 Free Fonts tem uma lista enorme de fontes para transferência. Basta escolher e baixar a que você quer usar. Como Instalar? Simples: É só copiar o arquivo para a pasta “C:\WINDOWS\Fonts”.
Dica: ter muitas fontes no computador pode deixá-lo lento. O ideal é usar um programa para gerenciar as fontes. Através deste tipo de programa é possível adicionar, remover e definir quais fontes estão em uso no computador, melhorando o seu desempenho, Mas isso fica para outra coluna. No Pacotão de quinta-feira (30/4), eu falarei mais deste assunto indicando um programa para realizar este trabalho.
>>>> Plantas descomplicadas
Ampliar Foto Foto: Reprodução Foto: Reprodução
Crie plantas de apartamentos e residências de forma simples com o Small Blue Printer. (Foto: Reprodução )
Esse é para quem está reformando a casa ou apartamento. Enfrentei isto recentemente e este aplicativo é uma mão na roda para os decoradores e arquitetos amadores. Trata-se do Small Blue Printer, um serviço de geração de plantas gratuito, e razoavelmente intuitivo, onde a pessoa consegue desenhar a planta de um local e depois imprimi-la.
O site é dividido em algumas ferramentas, a mais completa e que eu recomendo é a Floorplanner, que gera plantas em duas dimensões. As ferramentas são simples, mas dependem um pouco do conhecimento da língua inglesa. Dicas básicas pra quem não entende nada: wall quer dizer parede, door quer dizer porta, window quer dizer janela e assim por diante. Os nomes estão atrelados a desenhos facilitando a compreensão.
No menu à esquerda, ficam as formas para fazer o desenho, na parte superior menus de ação, como ferramenta de ampliar e diminuir, redimensionar as figuras e etc.
Dicas: no menu View, existe a opção Show/hide rulers, que ativa uma régua, ajudando a definir as proporções da planta. Na opção Setting, dentro do item General settings é possível alterar a métrica para Metres (metros) que é a unidade de medida que conhecemos e trabalhamos.
E você, leitor? Tem outras dicas de serviços on-line? Tem dúvidas sobre tecnologia e internet? Use o espaço de comentários abaixo para deixar seus recados. Até quinta-feira! Boa semana a todos.
* Fernando Panissi é especialista em tecnologia e internet, formado em Sistemas de Informação com extensão em gestão. É professor universitário e ministra cursos de extensão em desenvolvimento de sistemas. Vive a internet e suas excentricidades desde 1995 e, nesta coluna, irá compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre os mais variados temas ligados à internet, computação e tecnologia. Também tira as dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Dicas como essas são como um mar de rosas que a gente não se engasga.
ResponderExcluirVou aproveitá-las!