sábado, 14 de março de 2009

Web 2.0

O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web.
O conceito determina a troca de informações e colaboração dos internautas em sites e serviços virtuais.

Web 2.0 é um termo cunhado em 2004 pela empresa estadunidense O'Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços baseados na plataforma Web, como wikis, aplicações baseadas em folksonomia e redes sociais.

Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores.

A idéia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que, cada vez mais, os usuários colaborem para a organização de conteúdo.

Dentro deste contexto se encaixa a enciclopédia Wikipédia, cujas informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas.


Estas tecnologias aumentaram a velocidade e a facilidade de uso de aplicativos Web, sendo responsáveis por um aumento significativo no conteúdo (colaborativo ou meramente expositivo) existente na Internet. Ex: blogs e wikis como expoentes desta massificação.

De forma particular, o AJAX permite ao usuário não esperar que uma página Web se recarregue ou que o processo seja terminado para continuar usando o software. Cada informação é processada separadamente, de forma assíncrona, onde não é mais necessário recarregar a página a cada clique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário