quinta-feira, 19 de março de 2009

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVAs)

As três nomenclaturas para o modelo a distância de educação (Educação On-line, Educação a Distância e E-Learning) são conhecidos da área de educação, porém se diferenciam entre si. A divisão ocorre da seguinte forma:

Educação a Distância: realiza-se por diferentes meios (correspondência postal ou eletrônica, rádio, televisão, telefone, fax, computador, internet, dentre outros), sendo um termo abrangente, mantém a relação de discussão de tempo e espaço (distanciamento físico) dentro o processo educacional, porém não é obrigatoriamente dentro do ambiente Internet; é a modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem. Diz respeito também à separação temporal entre o professor e o aprendiz.

Educação On-line: realizada obrigatoriamente com Internet em papel principal como meio, pode ser utilizada de forma síncrona ou assíncrona. Tem como características mais enfáticas a velocidade na troca de informações, o feedback entre alunos e professores e o grau de interatividade alcançado.

E-Learning: formato de educação a distância com suporte na internet. É muito utilizado por empresas, em processos de treinamentos de funcionários e seleção de pessoal. Seu foco consiste em organizar e disponibilizar materiais didáticos e recursos hipermediáticos.

MOODLE

Um software usado em AVA que vem tendo destaque entre as instituições é o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), ambiente de aprendizagem desenvolvido pelo Australiano Martin Dougiamas em 1999.

Desenvolvido em uma plataforma de Software Livre, de uma forma geral pode ser baixado, instalado e modificado por qualquer pessoa do mundo, estando disponível no Site http://www.moodle.org.

Por se tratar de uma ferramenta livre, o Moodle sai na frente de outras ferramentas por não ter custo de aquisição de licença. Utiliza a linguagem PHP e Banco de Dados MySql, mas é possível também utilizar outros bancos de dados que existem no mercado. O benefício por si só em ser gratuito não garante que a ferramenta venha atender a todos os aspectos e necessidades de todas as instituições que utilizam.

Por se tratar de código aberto, pressupõe que um programador possa alterar o código ou criar novos módulos para adaptar a necessidade de cada instituição.

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