quinta-feira, 14 de maio de 2009

TV DIGITAL

A TV digital nada mais é do que a digitalização da transmissão do sinal televisivo. No caso das maiores operadoras brasileiras, cerca de 40% dos estúdios de geração já estão digitalizados, fazendo-se a conversão do sinal digital para o analógico apenas no momento da transmissão. Desse processo decorre que entre 40 e 60% dos programas produzidos por essas emissoras são digitais.
Nesse caso, todo processo é feito com equipamento digital - desde a filmagem, até a edição e pós-produção.
É importante destacar que ainda não existe produção de programação em alta definição no país, salvo alguns testes isolados, devido à ausência de tecnologia. Para produzir programas HDTV são necessárias câmeras especiais, que exigem um investimento muito alto para um país que sequer definiu se vai adotar um sistema de transmissão desenvolvido por terceiros, ou se vai criar um próprio.
A Televisão digital, ou TV digital, usa um modo de modulação e compressão digital para enviar vídeo, áudio e sinais de dados aos aparelhos compatíveis com a tecnologia, proporcionando assim transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por uma mesma freqüência (canal) podendo atingir o alvo de muita alta qualidade na imagem (alta definição).
A transmissão digital codifica som e imagem em dados, transformando-os em bits, os mesmos códigos binários da linguagem informática (zeros e uns), permitindo que os dados sejam manipulados e comprimidos de formas impossíveis de serem feitas no sistema analógico. Uma das principais vantagens e atrativos da TV Digital é sua imagem em alta definição – HDTV, e o formato da imagem, que tem campo de visão mais favorável ao expectador.
Como a TV Digital operará apenas em UHF (Ultra High Frequency – Freqüência ultra-alta), é necessário o consumidor possuir uma antena UHF interna ou externa.
O áudio da TV Digital possui qualidade semelhante à de CD, e oferece a opção de surround, com 5.1 de áudio. Para usufruir desta vantagem é necessário possuir o equipamento adequado (home theater).
A maior vantagem da transmissão em sistema digital é a conservação da qualidade do sinal. O número de linhas horizontais no canal de recepção, mesmo em modo SDTV, é superior a 400, sendo idêntico àquele proveniente do canal de transmissão.
Nos atuais sistemas analógicos, em função das perdas, a definição nos aparelhos receptores (TVs e videocassetes) atinge, na prática, somente 330 linhas horizontais, ou seja, ocorre uma perda de 50%, o que impacta diretamente na qualidade da imagem que vemos na TV.
Digitalmente, a imagem é imune a interferências e ruídos, ficando livre dos “chuviscos” e “fantasmas” tão comuns na TV analógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário