quinta-feira, 14 de maio de 2009

TV DIGITAL 2

O Set-top Box ou Conversor Digital ISDB converte o sinal analógico para Digital, permite a interatividade e funções adicionais como a gravação dos programas.

Os modelos variam, desde os mais simples, que apenas convertem o sinal, aos mais sofisticados, que dão maiores opções ao telespectador, podendo ser já acoplados no televisor ou ser adaptado.

Com a tecnologia digital é possível oferecer aos telespectadores serviços diferenciados e com recursos que promovem inclusão social, como:
legendas e dublagens em idiomas diferentes, linguagens de sinais, cenas em ângulos diferentes, hipermídia, informativos como previsão meteorológica, gravação de programas, entre outros.

No período de Simulcast (período de transmissão simultânea de sinal analógico e digital), os proprietários de TV no formato 16:9 que não tiverem recepção digital terão a imagem no centro da tela com faixas pretas nos cantos direito e esquerdo. Esse fenômeno ocorre para não haver distorção da imagem. Nesse período, as emissoras deverão ter cuidado com o enquadramento e com a posição dos caracteres na tela, pois quem não possuir um aparelho de TV em formato 16:9 poderá perder parte da informação.

Os formatos possíveis de qualidade de imagem são quatro, que se diferem na resolução e formato de tela:

HDTV (High-definition Television - alta definição): formato de tela 16:9,
resolução de 1080 linhas (varredura progressiva ou entrelaçada, dependendo do
sistema de transmissão digital) ou 720 linhas (varredura progressiva), com 1920
ou 1280 pixels por linha, respectivamente;
EDTV (Enhanced Definition Television - definição estendida): formato de tela 16:9, resolução de 480 linhas (varredura progressiva) e 720 pixels por linha;
SDTV (Standard Definition Television - definição padrão): formato de tela 4:3 ou 16:9, resolução de 480 linhas (varredura entrelaçada) e 640 pixels por linha;
LDTV (Low Definition Television - baixa definição): formato de tela: 4:3, resolução de 240 linhas (varredura progressiva) e 320 pixels por linha.

Os modelos de aparelho televisor que possuem definição nativa de 1080 linhas com varredura progressiva (1080p) são nomeados Full HD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário