quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

LEIS DA CIBERCULTURA por André Lemos

Uma primeira lei seria a lei da Reconfiguração. Devemos evitar a lógica da substituição ou do aniquilamento. Em várias expressões da cibercultura trata-se de reconfigurar práticas, modalidades midiáticas, espaços, sem a substituição de seus respectivos antecedentes.

A segunda lei seria a Liberação do pólo da emissão. As diversas manifestações socioculturais contemporâneas mostram que o que está em jogo como o excesso de informação nada mais é do que a emergência de vozes e discursos anteriormente reprimidos pela edição da informação pelos mass media. Assim chats, weblogs, sites, listas, novas modalidade midiáticas, e-mails, comunidade virtuais, entre outras formas sociais, podem ser compreendidas por essa segunda lei.

A terceira lei é a lei da Conectividade. As diversas redes socio-técnica contemporâneas mostram que é possível estar só sem estar isolado. A conectividade generalizada põe em contato direto homens e homens, homens e máquinas mas também máquinas e máquinas que passam a trocar informação de forma autônoma e independente.Nessa era da conexão o tempo reduz-se ao tempo real e o espaço transforma-se em não espaço,mesmo que por isso a importância do espaço real, como vimos, e do tempo cronológico, que passa, tenham suas importâncias renovadas.

CIBERCULTURA

O termo Cibercultura tem vários sentidos. Mas se pode entender por Cibercultura a forma sociocultural que emerge de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônicas surgidas na década de 50, graças à convergência das telecomunicações com a informática. – André Lemos

A cibercultura, termo cunhado por Pierre Lévy, é utilizada na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual.Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da Internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo.

Este termo se relaciona diretamente com à dinâmica Política, Antropo-social, Econômica e Filosófica dos indivíduos conectados em rede, bem como a tentativa de englobar os desdobramentos que este comportamento requisita.

Vídeo A História das Coisas

Gente, esse vídeo é muito interessante.
Mostra como os EUA criou este sistema consumidor e como todos nós nos prejudicamos fazendo e contribuindo para ele. Vale a pena...
O vídeo se chama A História das Coisas
História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo.
História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.
História das Coisas nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.
Segue link: http://www.sununga.com.br/HDC/?topico=display

O que são NTICs?

Chamam-se de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, "Revolução Telemática" ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990. A imensa maioria delas se caracteriza por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som). Considera-se que o advento destas novas tecnologias (e a forma como foram utilizadas por governos, empresas, indivíduos e setores sociais) possibilitou o surgimento da "sociedade da informação".

Alguns estudiosos já falam de sociedade do conhecimento para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas.

São consideradas NTICs, entre outras:

  • os computadores pessoais (PCs, personal computers) o a impressão por impressoras domésticas o as câmeras de vídeo e foto para computador ou webcams o a gravação doméstica de CDs e DVDs o os diversos suportes para guardar e portar dados como os disquetes (com os tamanhos mais variados), discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives, zipdrives e assemelhados
  • a telefonia móvel (telemóveis ou telefones celulares)
  • a TV por assinatura o TV a cabo o TV por antena parabólica
  • o correio eletrônico (e-mail)
  • as listas de discussão (mailing lists)
  • a internet o a world wide web (principal interface gráfica da internet)
  • os websites e home pages
  • os quadros de discussão (message boards)
  • o streaming (fluxo contínuo de áudio e vídeo via internet) o o podcasting (transmissão sob demanda de áudio e vídeo via internet) o a wikipedia, possível graças à Internet, à www e à invenção do wiki
  • as tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons o a captura eletrônica ou digitalização de imagens (scanners) o a fotografia digital o o vídeo digital o o cinema digital (da captação à exibição) o o som digital o a TV digital e o rádio digital
  • as tecnologias de acesso remoto (sem fio ou wireless) o Wi-Fi o Bluetooth

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

HIPERMÍDIA

De acordo com Vicente Gosciola, hipermídia é “o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e, até, extrair textos, imagens e sons cuja seqüência constituirá uma versão pessoal desenvolvida pelo usuário”, escreve em "Roteiro para Novas Mídias - Do Game à TV Interativa" (ed. Senac).

Vicente afirma também que a hipermídia é o meio e a linguagem das “novas mídias”, às quais pertencem a internet, os jogos de computador, o cinema interativo, o vídeo interativo, a TV interativa, as instalações informatizadas interativas e os sistemas de comunicação funcionais, entre outros e suas respectivas interfaces.

MULTIMÍDIA

Multimídia (ou multimedia) é uma área tecnológica que se desenvolvendo rapidamente, envolvendo um número crescente de aplicações que abrangem setor econômicos tão diversos como: a eletrônica de consumo; o entretenimento; a televisão difundida e por cabo, a educação; nas suas vertentes de ensino e formação profissional, as telecomunicações; a indústria da informática, e as editoras.

Consiste da manipulação e da integração de tipos de informação audiovisual provenientes de fontes tão distintas como o texto, o desenho vetorial, o vídeo, o áudio, a imagem, e a animação, multimídia assume-se como a tecnologia do futuro na convergência das telecomunicações e da informática.

Multimedia (Portugal) ou multimídia (Brasil) é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de mídia dinâmica (vídeo, áudio, animação), Chapman & Chapman 2000 e Fluckiger 1995.

Conceitos e conceitos

O que é mídia?
  • Termo usado para referenciar um vasto e complexo sistema de expressão e de comunicação. Literalmente "mídia" é o plural da palavra "meio", cujos correspondentes em latim são "media" e "medium", respectivamente. Na atualidade, Mídias é uma terminologia usada para: suporte de difusão e veiculação da informação (rádio, televisão, jornal), para gerar informação (máquina fotográfica e filmadora). A mídia também é organizada pela maneira como uma informação é transformada e disseminada (mídia impressa, mídia eletrônica, mídia digital...), além do seu aparato físico ou tecnológico empregado no registro de informações (fitas de videocassete, CD-ROM, DVDs).

"Não podemos escapar à mídia. Ela está presente em todos os aspectos de nossa vida cotidiana", Roger Silverstone _ Por que estudar a mídia.

"Nossa mídia é onipresente, diária, uma dimensão essencial de nossa experiência cotidiana", Roger Silverstone _ Por que estudar a mídia.

Passamos a depender da mídia, tanto impressa como eletrônica, para o entretenimento, informação, para ver algum sentido nas continuidades da experiência e também para as intensidades das experiências, Roger Silverstone _ Por que estudar a mídia.

Bem-vindos!

Gente, conforme prometido, está criado o novo blog para discussão sobre assuntos relacionados à nossa matéria, como as novas tecnologias, novas mídias, hipertexto, hipermídia, multímidia... ai, quantos termos... Mas esse será o espaço para discutirmos a fundo assuntos tratados nas aulas e também outras informações da área. Espero que gostem... E, por favor, não deixem de comentar!